O Programa Municipal AlimentAÇÃO, desenvolvido pelo CRESAN é responsável por planejar e organizar as ações na área da Segurança Alimentar e Nutricional, com atividades de Educação Alimentar e Nutricional, cursos de inclusão social produtiva na área da gastronomia, reaproveitamento de alimentos, acompanhamento nutricional desde a elaboração e acompanhamento de cardápios dos serviços socioassistenciais, ofertados para os usuários do SUAS.
Os serviços recebem desde o planejamento das refeições, cardápios semanais até visitas técnicas para garantir que o proposto esteja sendo seguido na execução do Serviço.
Todos os funcionários de Rede Socioassistencial, que são responsáveis pela manipulação de alimentos nos Serviços passam por um treinamento de boas práticas de manipulação para orientações pertinentes a função.
Estes treinamentos são permanentes e continuados com o objetivo de manter a qualificação e qualidade na produção das refeições ofertadas no serviços socioassistenciais.
A Educação Alimentar e Nutricional – EAN é uma ação dentro do programa AlimentAÇÃO planejada e executada pela equipe do CRESAN nos equipamentos da Rede Socioassistencial que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para assegurar o Direito à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA). As EAN’s são realizadas nos equipamentos da Rede: CRAS, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, OSC e agricultores familiares.
Entre os conteúdos públicos pelo programa, esta a elaboração mensal de um cardápio balanceado para as crianças e adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
A elaboração do cardápio é realizada pela equipe do CRESAN e enviada as famílias semanalmente para o acompanhamento das refeições.
Projeto do Governo Estadual Cozinhalimento: Promoção de Dignidade e Oportunidade Profissional
O objetivo do Cozinhalimento é a instalação de cozinhas profissionais para a formação de agentes multiplicadores nas áreas de segurança alimentar e nutricional sustentável, além de incentivar a geração de renda.
As ações do projeto são realizadas por meio de cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos, com foco na capacitação nutricional, combate ao desperdício de alimentos, manipulação segura e incentivo ao empreendedorismo.
No espaço, serão oferecidos cursos nas áreas de alimentação e gastronomia, como panificação, manipulação de alimentos, confeitaria, entre outros. As capacitações são profissionalizantes e desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado, com possibilidade de o município firmar convênios com outras instituições para ampliar a oferta de cursos. O público prioritário do projeto são as pessoas inscritas no CadÚnico.