Segurança Alimentar e Nutricional

  • Banco de Alimentos
  • Educação Alimentar e Nutricional
  • Programa de Aquisição Alimentar
  • Horta Solidária

Banco de Alimentos Nutricional e Sustentável

O programa Banco de Alimentos Nutricional e Sustentável foi implantado em 2005 pela Prefeitura Municipal de Rio Claro de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Organização da Sociedade Civil União de Amigos (UDAM).

Atualmente a Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, é o órgão gestor, sendo a mantenedora e fiscalizadora do Programa, enquanto a OSC UDAM é o órgão executor, sendo responsável pela administração e gestão operacional do Banco de Alimentos.

O Banco de Alimentos visa o recebimento de doações de alimentos que, por razões variadas, encontram-se fora dos padrões de comercialização, porém adequados ao consumo humano, com suas propriedades nutricionais inalteradas, não apresentando restrição de caráter sanitário, não oferecendo, portanto, qualquer risco ao consumo humano.

Os alimentos são manipulados, higienizados, embalados e distribuídos para organizações sociais sem fins lucrativos que podem utilizar para consumo próprio ou distribuir às famílias acompanhadas pelos equipamentos públicos que estão em situação de vulnerabilidade social e ou em situação de insegurança alimentar, contribuindo com a inclusão social dos beneficiários, além de promover a saúde, o bem-estar, o respeito e a dignidade. No bojo de suas atividades busca também promover e fomentar a solidariedade, a cooperação e a construção de valores de cidadania e de inclusão social.

Endereço:

Avenida 23, nº1.483 – Bairro do Estádio – Rio Claro – SP

Telefone:

(19) 3532-4408 / 3523-1926

Horário de atendimento ao público:

2ª à 6ª feira – das 08h às 12h e das 13h às 17h

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial