Comissão de Enfrentamento ao Trabalho Infantil de Rio Claro participa de capacitação com apoio do MPT

No dia 14 de abril de 2025, a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de Rio Claro se reuniu na Secretaria de Desenvolvimento Social para participar de uma capacitação remota promovida pelo Ministério Público do Trabalho, por meio do Projeto MPT na Escola.

A formação teve como objetivo qualificar os membros da comissão, promovendo reflexões e contribuindo para a desconstrução de ideias naturalizadas sobre o trabalho infantil. Além disso, a capacitação abordou estratégias para a identificação de casos, o correto encaminhamento e a garantia da proteção integral de crianças e adolescentes que vivenciam essa violação.

A Comissão Municipal é composta por profissionais que atuam nas políticas públicas voltadas à promoção e garantia dos direitos da infância e juventude. Conta ainda com a participação efetiva do Ministério Público do Estado de São Paulo e do Poder Judiciário. Entre suas atribuições, estão o diagnóstico de situações de violação de direitos, a articulação de ações intersetoriais, a prevenção e o fortalecimento das políticas públicas municipais no enfrentamento ao trabalho infantil.

VISITA A EDITORA ADONIS – “ADONÓPOLIS BRINCANTE”

Dentro do percurso “É brincando que se aprende a incluir” as crianças e adolescentes do SCFV Panorama realizaram nos dias 08 e 10 de abril uma visita a Editora Adônis na cidade de Americana onde participaram da oficina “Adonópolis brincante” e puderam ter a experiência de brincadeiras divertidas e educativas, onde as crianças puderam participar de atividades lúdicas e culturais interagindo, conhecendo o espaço e a atmosfera de afeto, além de vivenciarem experiências literárias lúdicas e significativas para que sejam participantes efetivos das histórias e possam valorizar o hábito da leitura como ferramenta de transformação.

Treinamento de primeiros socorros

Equipes do SCFV/CRAS da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social receberam nessa sexta-feira 04/12, treinamento voltado as práticas de primeiro socorros visando conhecimento para prestar os cuidados iniciais mantendo os sinais vitais, evitando que a situação se agrave. As práticas trazidas poderão ser aplicadas nos equipamentos caso ocorra incidentes como engasgamento, queda, fraturas etc. O treinamento foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros de Rio Claro.

Atividade de Educação Alimentar e Nutricional

Na última sexta feira, dia 21/03, a Prefeitura Municipal de Rio Claro através da e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social em parceria com a União de Amigos- UDAM realizou a atividade de Educação Alimentar e Nutricional com o tema “Alimentação da Mulher na Pré Menopausa” pauta absolutamente importante para conscientização da Educação Alimentar e Nutricional e promoção da saúde das mulheres nesta faixa etária. As participantes puderam tirar dúvidas e aprofundar seu conhecimento a respeito da alimentação nessa fase que todas mulheres enfrentam.
Esse foi mais um evento temático entre tantos outros em comemoração ao mês da Mulher.
Confira alguns registros:

Identificando o Trabalho Análogo a Escravidão na Contemporaneidade

No último 28 de março ocorreu o evento: “Identificando o Trabalho Análogo a Escravidão na Contemporaneidade”, idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Rio Claro com o objetivo de discutir e promover ações no combate ao trabalho análogo à escravidão, uma prática que, infelizmente, ainda persiste em várias partes do mundo. O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal Hamilton Prado, com as palestrantes Adriene Sidnei de Moura David, desembargadora do TRT-15 e Carla Aparecida Silva Aguilar, formada em Serviço Social com especialização em Sócio-Psicologia.

Compareceu ao evento a Sra. Raquel Picelli, ex-vereadora de Rio Claro/SP.

A iniciativa teve como foco a conscientização dos funcionários da rede municipal sobre as condições desumanas de trabalho impostas a milhares de pessoas em diversos segmentos, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social. Durante o evento, foram apresentados dados alarmantes que demonstram a persistência desse tipo de exploração no Brasil e no mundo, apesar dos avanços legais e sociais.

O evento também trouxe à tona histórias emocionantes de pessoas que conseguiram sair de condições de trabalho análogas à escravidão, destacando a importância de programas de reintegração social e apoio psicológico para as vítimas.

Atividade “Nosso corpo, nossa casa” com a dentista Dra. Vânia Costola

Dentro do percurso “Nosso corpo, nossa casa” tivemos no dia 31/03 no SCFV Panorama uma atividade com a dentista Dra. Vânia Costola orientando sobre a importância dos hábitos de higiene bucal e os cuidados simples e rotineiros que previnem diversas doenças, durante a atividade as crianças/adolescentes foram presenteadas com escova dental para que possam realizar diariamente a escovação no SCFV também.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial