No último 28 de março ocorreu o evento: “Identificando o Trabalho Análogo a Escravidão na Contemporaneidade”, idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Rio Claro com o objetivo de discutir e promover ações no combate ao trabalho análogo à escravidão, uma prática que, infelizmente, ainda persiste em várias partes do mundo. O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal Hamilton Prado, com as palestrantes Adriene Sidnei de Moura David, desembargadora do TRT-15 e Carla Aparecida Silva Aguilar, formada em Serviço Social com especialização em Sócio-Psicologia.
Compareceu ao evento a Sra. Raquel Picelli, ex-vereadora de Rio Claro/SP.
A iniciativa teve como foco a conscientização dos funcionários da rede municipal sobre as condições desumanas de trabalho impostas a milhares de pessoas em diversos segmentos, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social. Durante o evento, foram apresentados dados alarmantes que demonstram a persistência desse tipo de exploração no Brasil e no mundo, apesar dos avanços legais e sociais.
O evento também trouxe à tona histórias emocionantes de pessoas que conseguiram sair de condições de trabalho análogas à escravidão, destacando a importância de programas de reintegração social e apoio psicológico para as vítimas.



