Divulgação sobre trabalho de micro rede entre CRAS e Educação Municipal
No dia 23/04 a chefia de divisão da Proteção Social Básica (PSB) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Rio Claro, representada por Larissa Bergamo Zanardo esteve em diálogo com vice-diretores das escolas municipais participantes do Programa Integra do Ensino Fundamental.
A partir do convite de Noele Cristiane Alves Georgetti Coordenadora Pedagógica no CAP na Secretaria Municipal de Educação (SME), foi apresentado o trabalho realizado pelos CRAS do município no auditório da SME no Núcleo Administrativo Municipal (NAM).
O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é a unidade na qual organiza-se os serviços da Proteção Social Básica, caracterizando-se como a principal porta de entrada do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede da assistência social.
A PSB atua em ações preventivas, protetivas e proativas, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas de forma integral, para além da atenção às situações emergenciais.
A micro rede trata-se de reuniões territoriais Intersetoriais e Socioassistenciais realizadas pelos CRAS do Município de Rio Claro, essas reuniões buscam romper com a fragmentação dos atendimentos prestados à população, e estabelecer a intersetorialidade como um de seus eixos estruturantes, com o objetivo de proporcionar melhorias nas condições de vida das famílias e o acesso dos usuários aos serviços da rede. Neste sentido, a participação das escolas é fundamental.

